fbpx

Nugrão Blog

- - in Curiosidades

De oferenda aos deuses egípcios a símbolo cristão, sim, o trigo é umas das maravilhas do mundo.

Você já pensou o quanto o Trigo transformou a sua alimentação?

Estima-se que o trigo tenha se originado há mais de 10 mil anos atrás, sendo um dos alimentos mais antigos cultivados pelo ser humano.

Iniciado na Mesopotâmia, seu cultivo iniciou-se entre o que hoje é o Iraque e o Egito, que foi denominada pelos historiadores como Crescente Fértil.

Em 2.000 A.C os chineses já produziam farinhas, biscoitos e macarrão, mas estava longe destes que você conhece. Os egípcios eram bem caprichosos e faziam formas humanas e animais e serviam como oferenda aos deuses em seus rituais. Mais tarde, o pão seria o símbolo da Eucaristia pela religião cristã, juntamente com o vinho.

No início os grãos misturados a água eram consumidos como uma papa juntamente, com peixes e frutas.

A história da cerveja e do pão se confundem: A cerca de 4.000 A.C, o homem por acaso descobriu a fermentação, após acidentalmente, o trigo entrar em contato com a água, formando uma massa, mas também um liquido.  Os pães inicialmente, eram duros, rançosos e amargos, assim como a cerveja mais ácida e amarga, sendo aprimorados ao longo do tempo até chegar nas maravilhas que temos hoje. E o padeiro e o cervejeiro deixou de ser a mesma pessoa.

No Brasil, tentou-se cultivar o trigo em 1534, após os colonizadores se queixarem dos pães produzidos com a farinha de mandioca. Martim Afonso de Souza, desembarcou na capitania de São Vicente com a primeira cultura de trigo que fracassou devido ao clima quente de nossas terras.

Foi somente no século XVIII que a cultura do trigo foi retomada. Desta vez, no Rio Grande do Sul, mas mais uma vez destruída pela ferrugem.

O trigo sempre esteve na mesa dos brasileiros, contudo, seu consumo sempre ocorreu através da importação, sendo o famoso Italiano Francisco Matarazzo o grande pioneiro neste, entre outros tantos ramos. [Conheça a história Matarazzo, ela diz muito sobre toda a história industrial do Brasil].

Somente em meados de 1920 o cultivo do trigo foi retomado em terras tupiniquins, que só vieram a prosperar na década de 40 após muitas pesquisas com sementes. O maior produtor é a região sul do país.

Mas o gosto pelo trigo é tamanho que nossa produção ainda não supri nosso consumo que segundo a Associação Brasileira da Industria do Trigo é de 6 milhões de toneladas, e precisamos importar mais 4 milhões para suprir nossa necessidade.

Além de recheado de história, o trigo também é rico em carboidratos, vitaminas do complexo B, proteínas, fibras e minerais. É matéria prima para cervejas, cosméticos, óleos e farinhas que com a anuência de outras formas vegetais se transformam em macarrão, biscoitos, bolos e estes pães deliciosos que a Nugrão produz com a combinação de todas as formas deste cereal maravilhoso.

receita-nugrao-trigo

 

Deixe seu comentário :)

Your email address will not be published.

Seu comentário*

Name*

Email*

Website*

0